Informações sobre o Cinema Olympia

Facebook : cineolympiaoficial
Twitter : cineolympia

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

FESTIVAL OSCARITO - DE 14 À 23/12/10

FESTIVAL OSCARITO
Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Tereza Dias era filho de atores circenses. O pai era alemão, a mãe portuguesa. Oscarito nasceu na Espanha, mas com um ano de idade veio para o Brasil. Estreou aos cinco anos no circo, no papel de índio, numa adaptação de "O Guarani" de José de Alencar. Trabalhou como violinista, palhaço, acrobata e trapezista, antes de fazer sucesso como ator. Em 1932, época do teatro de revista, Oscarito foi convidado por Alfredo Breda, a satirizar o presidente Getúlio Vargas em "Calma, Gegê", no Rio de Janeiro. Em 1935 estreou no cinema em "Noites cariocas", junto a Grande Otelo, com quem faria dupla em 34 chanchadas do estúdio da Atlântida, entre as quais "É com este que eu vou", "Três vagabundos", "E o mundo se diverte", "Carnaval de fogo" e "Aviso aos navegantes".
Seus filmes mais expressivos foram dirigidos por Carlos Manga: "Nem Sansão nem Dalila", "O Homem do Sputnik", "De vento em Popa" e "Matar ou correr"(uma paródia de um sucesso de Hollywood). Após vê-lo imitando Rita Hayworth no papel de Gilda, o humorista americano Bob Hope convidou Oscarito para filmar nos Estados Unidos, mas ele recusou, com medo do fracasso. Na televisão não alcançou o mesmo sucesso do cinema.Casado com Margot Louro, também de família circense, teve dois filhos. Faleceu aos 64 anos.
Em homenagem ao talento deste grande ator, o Cinema Olympia realiza um festival com alguns de seus melhores filmes. Confira a programação:

“NEM SANSÃO NEM DALILA” - Dias 14 e 15/12 - Sinopse : Paródia do clássico Sansão e Dalila, de Cecil B. DeMille. Horácio, um pacato barbeiro bate numa máquina do tempo e vai parar no século IV a.C., no reino de Gaza. Lá, conhece Sansão, cuja força vem de uma peruca.(1955)

“DE VENTO EM POPA” - Dias 16 e 17/12 – Sinopse : De Vento em Popa começa num transatlânticom. Um falso tripulante, Chico (Oscarito) e Mara (Sônia Mamede), sua parceira numa dupla sertaneja, querem participar de um show a bordo. O show é promovido por Sérgio (Cyll Farney), que volta dos Estados Unidos onde foi estudar energia nuclear a mando do pai, mas acabou se interessando por bateria e música popular. Tentando iludir o pai, Sérgio convence Chico a se passar por um famoso professor de energia nuclear e Mara, sua assistente.(1955).

“ESSE MILHÃO É MEU” - Dias 18 e 19/12 – Sinopse : Em cena, Oscarito é o simples funcionário cuja mulher o atormenta para que ele ganhe mais dinheiro. Como o destino não brinca em serviço, ele fatura uma bolada na loteria. A partir daí sua vida vira de pernas para o ar.(1959)

“O HOMEM DO SPUTNIK” - Dias 21, 22 e 23/12 – Sinopse : O satélite soviético Sputnik aparentemente cai no galinheiro de um casal brasileiro muito pobre, que entra para a alta sociedade enquanto é perseguido por agentes russos, americanos e franceses. (1959)

FESTIVAL OSCARITO
CINE OLYMPIA
DE 14 À 23/12/10 (exceto segunda-feira)
HORÁRIO : 18:30H
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário