Informações sobre o Cinema Olympia

Facebook : cineolympiaoficial
Twitter : cineolympia

domingo, 23 de janeiro de 2011

"MATINTA" E "IRACEMA" - EM EXIBIÇÃO ATÉ O DIA 06/02/11


"MATINTA" de Fernando Segtowick
Curta-metragem premiado com Dira Paes e Adriano Barroso
Hórário : 18:00
"IRACEMA - UMA TRANSA AMAZÔNICA" de Jorge Bodansky e Orlando Senna
Sinopse :Em 1974, Jorge Bodansky, Orlando Senna e Wolf Gauer realizaram um filme que se tornaria uma pequena obra-prima do cinema brasileiro: Iracema, uma transa amazônica. Em contraste com a propaganda oficial da ditadura, que alardeava um país em expansão com a construção da Transamazônica, uma câmera sensível revelava os problemas que essa estrada traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo, prostituição infantil. Misturando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande, emblemática da realidade brasileira. Iracema permaneceu proibido pela censura durante seis anos. Nesse período, ganhou prêmios em festivais internacionais e, em 1980, quando liberado, foi o grande vencedor do Festival de Brasília.
Horário : 18:30h
Inadequado para menores de 14 anos
ENTRADA FRANCA

SESSÃO CINEMATECA
"AS VIAGENS DE GULLIVER "
Original: The Guliverr’s Travels-EUA, 1939
Direção de Dave Fleischer.
Roteiro de Edmond Seward baseado no livro de Jonahan Swift.
Argumento: O navegador Gulliver naufraga e vai ter em uma ilha habitada por seres humanos muito pequenos denominada Liliput. Para essa gente ele passa a ser um gigante que pode ajudar o império na luta contra os vizinhos de Blefiscu. O estranho vai apaziguar os ânimos e ajudar no romance da princesa de um reino com o príncipe de outro.
Importância Histórica : Os irmãos Dave e Max Fleisher (tios do diretor Richard Fleisher) , se notabilizaram pelos diversos desenhos animados de curta metragem com personagens dos quadrinhos como Popeye. “As Viagens de Gulliver” é o primeiro longa dos dois (o segundo foi “No Reino da Carochinha” de 1940. Aos Fleischer se deve a primeira animação sonora, “Come Take a Trip in My Airship”(1926), desmentindo Walt Disney que dizia ter sido “Vapor Willie”(1928),com Mickey Mouse, o primeiro filme sonoro do gênero.

SESSÃO CINEMATECA
"AS VIAGENS DE GULLIVER"
CINE OLYMPIA
DOMINGO DIA 30/01/11
HORÁRIO : 16 H
ENTRADA FRANCA

Um comentário: