Informações sobre o Cinema Olympia

Facebook : cineolympiaoficial
Twitter : cineolympia

domingo, 2 de novembro de 2014

Estréia nacional do filme "Uma Passagem para Mário" no Cinema Olympia


Estréia nacional do filme "Uma Passagem para Mário"
Primeiro longa-metragem do cineasta cearense Eric Laurence fala de amizade e superação da morte, em uma viagem que começa no Recife, passa pela Bolívia e termina no Chile. Documentário estreia dia 6 de novembro, em salas de 13 capitais. (Em Belém, o filme será lançado dia 07/11/14 no cinema Olympia).
Um filme que fala sobre amizade e superação da morte de forma delicada e sutil, Uma Passagem para Mário, primeiro longa-metragem do diretor cearense Eric Laurence, faz sua estreia nacional no próximo dia 6 de novembro, com exibição simultânea em cinemas de 13 capitais.Em 77 minutos, o documentário usa o estilo road movie para contar uma história que começa no Recife, passa pela Bolívia e termina no Deserto do Atacama, no Chile. Ao discorrer e refletir sobre os ciclos da vida, Uma passagem para Mário mapeia a história do afeto entre dois amigos: Eric, o cineasta, e Mário Duques, personagem do filme. Juntos, eles criaram o argumento, compraram as passagens, discutiram o roteiro e organizaram os equipamentos que seriam usados nas filmagens.Quando começou a nascer, o filme quase sucumbiu diante do diagnóstico de câncer no fígado, doença contra a qual Mário Duques lutou por quatro anos. É nesse contexto que Uma passagem para Mário propõe uma reflexão sobre vida e morte, projetando um reencontro simbólico e a conclusão de uma obra inacabada.
Desde a pré-estreia, em outubro de 2013, dentro da programação do VI Janela Internacional de Cinema do Recife, já foi visto por mais de 2 mil pessoas, em festivais no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília (Mostra do Filme Livre), em Fortaleza (Cinema do Dragão) e no México (Cineseptiembre/Mostra Internacional de Cinema Independente). No final de novembro, será exibido no Panorama Internacional Coisa de Cinema, na Bahia, e no 9º Festival Internacional de Cine Documental da Cidade do México.
Radicado no Recife há mais de dez anos, Eric Laurence é diretor de cinema desde 2000. Ganhou mais de 60 prêmios, incluindo seis no Festival de Cinema de Gramado de 2005, com o curta de ficção Entre Paredes - que fez parte da seleção oficial de festivais em Roterdã/Holanda (35º Festival Internacional), Tóquio Japão (11ª Short Shorts) e Toulouse/França (18º Festival Internacional). Também dirigiu outros dois curtas - O prisioneiro (exibido no 33° Festival Internacional do Cinema de Havana, em Cuba) e Azul - e o documentário No Rastro do Camaleão, realizado por meio do prêmio do Ministério da Cultura do Brasil.
Produzido em 2013, Uma Passagem para Mário levou nove meses para ser finalizado, processo todo realizado no Recife. Quem assina a trilha sonora, quase como um personagem à parte, é o músico Plínio Profeta, o mesmo dos filmes O Palhaço (Selton Mello) e O Cheiro do Ralo (Heitor Dhalia), e da série de TV Sessão de Terapia (exibida no canal pago GNT). Com o roteiro premiado no “VIII Concurso Rucker Vieira de Documentários”, Uma Passagem para Mário teve incentivo do Funcultura, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), órgão do Governo do Estado. O filme é co-produzido pelo Ateliê Produções, Ideaimagem e Zquatro e será distribuído de forma independente, (por Mariana Jacob, da Laurence Filmes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário