Informações sobre o Cinema Olympia

Facebook : cineolympiaoficial
Twitter : cineolympia

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"AVISO AOS NAVEGANTES" DE WATSON MACEDO - DE 12 À 21/02/10


"AVISO AOS NAVEGANTES"
Brasil-1950
Direção de Watson Macedo
Roteiro de Alinor Azevedo e Paulo Machado
Fotografia de Edgar Brasil
Montagem de Waldemar Noya
Elenco: Oscarito, Grande Otelo, Anselmo Duarte, Eliana Macedo, Adelaide Chiozzo, José Lewgoy,Sérgio de Oliveira, Yvon Curi, Cuquita Carballo, Bené Nunes, Ruy Rei e s/orquestra.
Resumo do argumento: Um transatlântico viaja de Bueno Aires para o Brasil levando artistas de teatro de revistas. O comandante recebe informações de que há um espião a bordo e pede ao imediato que investigue. Um artista brasileiro viaja clandestino e é descoberto por um cozinheiro que lhe arranja serviço e o esconde. Na caça ao espião entram em cena os clandestinos, os artistas e a oficialidade de bordo.
Importância histórica: Os críticos chamaram a comédia musical brasileira de “chanchada”, termo que significa “mediocridade”. Mas o público aplaudia esse tipo de filme lotando os cinemas que os exibiam. Na época não havia televisão e o “vaudeville”(teatro de revistas) pouco chegava às cidades do interior. Com regularidade anual as chanchadas, quase sempre lançadas no carnaval com músicas da quadra, usavam ditos e situações em moda e com isso faziam a sua própria moda. “Aviso aos Navegantes” foi uma das mais aplaudidas, sucedendo a “Carnaval no Fogo”(1949) que renovou o gênero. O filme foi restaurado em 2000 em trabalho patrocinado pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro.Entre nós “Aviso aos Navegantes” é um dos marcos do sucesso do gênero. Hoje o filme espelha uma época onde a inegnuidade temática se alia ao artesanato simples, driblando os parcos recursos de produção.

CINE OLYMPIA
"AVISO AOS NAVEGANTES"
De 12 à 21/02/10 (exceto segunda-feira)
Horário : 18:30 h
Indicação de faixa etária : Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário