Informações sobre o Cinema Olympia

Facebook : cineolympiaoficial
Twitter : cineolympia

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

"VAMPIROS DE ALMAS" - DIAS 01, 03 E 04/11



No dia 1° de novembro de 1967 foi fundado o Cine Clube APCC (Associação Paraense dos Críticos de Cinema), hoje ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), proposto como uma agremiação cultural imaginada e dirigida por críticos de cinema atuantes em Belém. A criação foi um modo de tornar o estudo de cinema independente do conceito que se via, então, pela diretoria da Escola de Teatro da UFPa espaço onde tinha se acomodado o Centro de Estudos Cinematográficos entidade criada por Orlando Costa, Benedito Nunes e Francisco Paulo Mendes, três mestres que em 1955 estreavam o cineclubismo na região com “Os Espectadores”, a programação pioneira de filmes destinados a debate com o público (ou o que hoje se entende por “clássicos”).
O Cine Clube APCC atuou em diversos espaços. No lugar origem (Escola e Teatro), funcionando na sala Martins Penna, na Quintino Bocaiúva (prédio que foi destruído por um incêndio pouco tempo depois das primeiras sessões cineclubinas), na sede social da AABB (Av. Governador José Malcher), no auditório do Curso de Odontologia da UFPa na Pça Batista Campos, na sede social do Grêmio Literário Português e, apresentando o primeiro “cinema de arte” do Pará, no Cine Guajará da Base Naval.
Durante 20 anos o APCC apresentou inúmeros filmes de diversas procedências e gêneros. O tempo era difícil para isso, com a censura dos chamados “anos de chumbo” policiando as sessões. Mas o programa estimulou cinéfilos e cineastas, e deu margem à criação de 3 cinemas comerciais: o 1,2 e 3, edificados pelo cineclubino Alexandrino Moreira.
Em tanto tempo Pedro Veriano atacava de programador e projecionista quando se tratava de película em 16mm(dividindo tarefa quando havia exibições simultânea, com Edilson Abreu, conhecido como Cabo Edilson). Na área profissional (35mm) contava com Baltazar Pimentel que era responsável pela técnica dos projetores do grupo Severiano Ribeiro(Olímpia, Iracema, Nazaré, Guarani, Popular e outros cinemas). No Guajará era auxiliado por Manoel.Pinto de Moraes, projecionista do então jovem Cinema 1.Na portaria das sessões era comum a presença de Luzia Miranda Álvares então estudante universitária.
O Cine Clube APCC só parou as suas atividades quando surgiu o Cine Libero Luxardo (Centur), a ser programado por Veriano. Nesse período já se achava atingida a meta de levar a arte cinematográfica ao público local.
Também ao APCC deve-se sessões chamadas “Cinema de Arte”em salas como o Olympia, Palácio, Independência e finalmente Cinema 1.
Muito se viu em duas décadas. Pedro Veriano lembra que o primeiro filme exibido foi o hoje esquecido “Nasce uma Mulher”(Rapture) produção inglesa dirigida por John Guillermin. E o primeiro debate foi com “Vampiro de Almas”(Invasion of Body Snatchers) de Don Siegel. O titulo que vai marcar o aniversário desse espaço saudoso com sessões no Olympia por 3 dias a partir de 3a Feira (1/11).

"VAMPIROS DE ALMAS"
Direção: Don Siegel
Ano de Produção : 1956
Sinopse: A trama é sobre o médico Miles Bennell. Após voltar de um congresso para a sua cidade natal, ele se depara com um fenômeno estranho: diversas pessoas afirmam que seus parentes não são os mesmos, apesar de manterem a aparência física e as lembranças. Incrédulo no início, aos poucos Bennell vai descobrindo que tudo faz parte de uma invasão alienígena, que assume a forma das pessoas para conquistar seu objetivo.




"VAMPIROS DE ALMAS"

CINE OLYMPIA

DIAS 01, 03 E 04/11

HORÁRIO : 18:30 H

ENTRADA FRANCA

APOIO : ACCPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário