Informações sobre o Cinema Olympia

Facebook : cineolympiaoficial
Twitter : cineolympia

domingo, 11 de março de 2012

SESSÃO CINEMATECA

Dentro das comemorações do aniversário de 100 anos do Cinema Olympia, a ACCPA(Associação dos Críticos de Cinema do Pará) realizará a partir do dia 11/03 a SESSÃO CINEMATECA. A sessão acontecerá aos domingos às 16h com entrada franca sempre com filmes que foram exibidos no Olympia e que fizeram grande sucesso de crítica ou público. O primeiro filme a ser exibido é o clássico “O LADRÃO DE BAGDÁ” realizado em 1940.

"O LADRÃO DE BAGDÁ"

Original: Thief of Bagdad-Inglaterra 1940

Direçao de Michael Powell, Ludwig Berger e Tim Wheland.

Roteiro de Miles Malleson.

Elenco:June Duprez, John Justin, Sabu, Conrad Veidt.

Argumento: O invejoso Jaffar mata o califa através de uma boneca móvel que dá de presente a este, um colecionador de brinquedos. Contra este vilão posiciona o herdeiro do trono,Ahmad, e o pequeno ladrão Abu. Este encontra uma lâmpada com um gênio aprisionado e através dessa entidade mágica arma o ataque contra Jaffar em um tapete voador.

Importância Histórica : Feito durante a 2ª.Guerra na Londres atacada pelos alemães o filme usa o tecnicolor em seu inicio de exploração comercial de forma capaz de endossar a fantasia do roteiro. Usa também efeitos especiais avançados para a época. E o carisma de um elenco afinado, com o indiano Sabu (1924-1963) que foi descoberto por Flaherty em “O Menino e o Elefante”e esteve em Belém filmando “O Fim do Rio”(The End of the River) em 1947, e ainda o alemão Conrad Veidt (1893-1943) intérprete de “O Gabinete do Dr Caligari”(1919) e o major nazista de “Casablanca”(1942).O sucesso internacional de “O Ladrão de Bagdá” levou Hollywood a fazer uma série sobre contos árabes encabeçada por “As Mil e Uma Noites”(Arabian Nights) em 1943.

SESSÃO CINEMATECA
"O LADRÃO DE BAGDÁ"
CINE OLYMPIA
DOMINGO DIA 11/03/12
HORÁRIO : 16H
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário