Informações sobre o Cinema Olympia
Facebook : cineolympiaoficial
Twitter : cineolympia
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
PROGRAMAÇÃO DE 08 À 14/11/13 (com exceção de 09, 11 e 12/11)
"O APARTAMENTO"(Die Wohnung)
Direção: Arnon Goldfinger
Sinopse : A desocupação de um apartamento em Tel Aviv traz à luz uma incrível história de uma amizade mantida em segredo entre os avós judeus e a família de um alto funcionário da SS.
A história é encenada como um filme policial, e nisso segue tão somente a dinâmica do acontecimento real. No início, ao desocupar o apartamento da avó, ninguém imagina que algo de inquietante está por vir. Os avós, Gerda e Kurt Tuchler, desde a sua emigração de Berlim, ali viviam, em Tel Aviv havia mais de 70 anos. Para o neto, Arnon Goldfinger, o apartamento é um lugar de recordação de um tempo passado com os avós de raízes alemãs, sobre as quais eles jamais falavam. Com a câmera, ele tenta preservá-las mas eis que ele descobre um relato de viagem de um alto funcionário nazista de passagem pela Palestina, em 1933. Os avós de Goldfinger o acompanhavam na busca de uma solução para a questão judaica. Mantiveram contato até depois do fim da guerra. O que será que está por trás dessa inacreditável relação entre judeus sionistas, obrigados a emigrar para escapar ao extermínio e o barão de Mildenstein, chefe do Departamento de Assuntos Judaicos da SS e um dos antecessores de Adolf Eichmann? O diretor juntamente com a mãe parte em busca de respostas. Ele encontra testemunhos da época, entrevista historiadores e pesquisa em arquivos. No final, o diretor se encontra com uma neta de Mildenstein na Alemanha. Arnon Goldfinger sobre seu filme: “Enquanto o apartamento desaparecia diante dos nossos olhos, os documentos começaram a falar. ...Com rancor, coragem e afeição, minha mãe e eu iniciamos a batalha – com as caixas, o pó, os antiquários, a família, o passado e o presente, o recalcamento e a verdade”.
Críticas e premiações
O filme recebeu várias distinções, entre as quais, “Documentário de alta qualidade artística”, da agência de avaliação, Deutsche Film- und Medienbewertung, em 2012; Melhor Documentário no Minneapolis-St.Paul International Film Festival de 2012; Prêmio de Cinema da Baviera de 2011 (melhor documentário); Melhor Diretor de Documentário no Festival Internacional de Cinema de Jerusalém de 2011.
“ O apartamento instaura a terceira geração de sobreviventes do holocausto, a primeira a romper com o recalque e a opressão, dando lugar à tentativa de cura e à descoberta da verdade histórica. Um excelente documentário, inteligente, bem escrito, com extraordinária montagem e sensibilíssima encenação”. (Zohar Wagner, City Mouse Tel Aviv )
“Uma das mais admiráveis, cativantes e estimulantes narrativas que se pode ver nesse ano nos cinemas. ... O filme de Goldfinger... extrai, de um ponto de partida banal, algo extraordinário e descobre dimensões inusitadas por trás de coisas singulares que parecem não ter mais lugar em nosso mundo”. ( Srita the Israeli cinema site )
“Um gesto de rara grandeza, um judeu de terceira geração após o holocausto reconhecer em seu filme que a tabuização pode ocorrer não apenas em famílias de criminosos, mas também nas famílias das vítimas“. (Júri do Prêmio de Cinema da Baviera de 2011)
Breve biografia ]Arnon Goldfinger nasceu em Ramat Gan, em Israel, em 1963, e estudou na Escola de Cinema da Universidade de Tel Aviv. Desde 1992, atua como diretor, roteirista, produtor e professor. Seus filmes, The komediant e O apartamento , foram premiados pela Academia de Cinema Israelense, em 2000 e 2011 respectivamente.
Filmografia 2011 DIE WOHNUNG (documentário; direção e coprodução) 2000 THE KOMEDIANT (documentário; direção e coprodução) 1996 ANNA’S WAY (documentário televisivo; direção) 1995 ANTONELLA IN THE HOLY LAND (documentário televisivo; direção) 1993 THE BENNY ZINGER SHOW (filme televisivo; direção e coprodução)
CINE OLYMPIA
"O APARTAMENTO"
DE 8 À 14/11/13 (EXCETO DIAS 09, 11 E 12/13)
SESSÃO ÀS 18:30H
ENTRADA FRANCA
APOIO : INSTITUTO GOETHE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário