Informações sobre o Cinema Olympia

Facebook : cineolympiaoficial
Twitter : cineolympia

segunda-feira, 2 de maio de 2016

MOSTRA DE CINEMA MEXICANO - De 05 a 18/05/16



CINEMA OLYMPIA

MOSTRA DE CINEMA MEXICANO
De 05 a 18/05/16
Sessão às 18:30
Apoio: Embaixada do México no Brasil


Dia 05/05 - CASCAVEL – “Cascabel” 1976
Sinopse: Alfredo, um Diretor de cinema, foi contratado para dirigir um documentário sobre a Chamula. Aqueles que empregam garante liberdade criativa se ele, por sua vez respeita o script. Alfredo tem trabalho e começa a filmar; mas ele se sente culpado e covarde como o script distorce a realidade. Durante as filmagens, experimenta sérios problemas existenciais e familiares, culminando quando separadas de seu parceiro.
Diretor/a:Raúl Araiza.
Duração:largometraje - 105 min
País produção:México
Classificação – 16 anos

Dia 06/05 - OS PEDREIROS – “Los albañiles” 1976
Sinopse: O mistério de um assassinato serve de base para revisar as relações socio-culturais em um México marcado pelas mazelas de sua população é o tema deste filme baseado no livro homônimo do escritor Vicente Leñero.
Diretor/a: Jorge Fons
Duração: largometraje -115 min
País producción: México
Classificação: 16 anos

Dia 07/05 – QUARTELADA- “Cuartelazo” 1976
Sinopse: “Quartelazo” o filme mostra uma parte muito importante da Revolução Mexicana, La Decena Trágica, vista através dos olhos de Don Belisario Dominguez e insurgentes de Venustiano Carranza, os constitucionalistas. O filme procura mostrar um outro lado da moeda totalmente diferente da que conhecemos, ouvimos ou lemos.
Diretor/a: Alberto Isaac
Duração:largometraje - 90 min
País producción:México
Classificação: 16 anos

Dia 08/05 - A CASTA DIVINA -  “La casta divina” 1976
Sinopse: “A Casta Divina” é uma crônica da Guerra de Castas em Yucatan realizada no século XIX, onde a terra e as pessoas foram detidas por fazendeiros que se auto-titulavam "casta divina". Um dos proprietários de terras adverte aos seus peões sobre chegada à terra dos revolucionários que derrubaram Porfirio Díaz. Enquanto isso continua exercendo o direito da primeira noite e outros abusos, tanto com os funcionários como com sua própria família que se desintegra a medida que a luta avança em direção à cidade de Mérida.
Diretor/a: Julián Pastor
Duração: largometraje - 100 min
País producción: México
Classificação: 18 anos

Dia 10/05 - OS INDOLENTES -  “Los Indolentes” 1977
Sinopse: Devido a reforma agrária, a família Alday vive fechada em uma casa antiga. Enquanto o jovem Rosendo se adequa a cruel realidade, sua mae e sua avó se negam a aceitar que estão na miséria.
Diretor/a: José Estrada
Duração: largometraje - 115 min
País producción:México
Classificação – 16 anos

Dia 11/05 - O LUGAR SEM LIMITES -  “El lugar sin Limites” 1977
Sinopse: Baseado em um livro de um dos mais importantes escritores, ao lado de Mario Vargas Llosa e Gabriel Garcia Marques, do chamado “boom literário latino-americano” do século XX Manuela, um travesti, e sua filha, Japonesita, possuem um bordel em um pequeno povoado chamado Olivo. Quando chega Pancho, um antigo cliente do bordel, Manuela e Japosita se sentem atraídas pelos impulsos sexuais que ele desperta.
Diretor/a: Arturo Ripstein
Duração:largometraje - 110 min
País producción:México
Classificação – 18 anos

Dia 12/05 – NAUFRÁGIO – “Naufragio” 1977
Sinopse: Baseado no conto homônimo de Joseph Conrad, o filme começa com imagens do mar violento, revolto, como que anunciando uma tormenta que se aproxima. Depois, uma tomada aérea das unidades habitacionais de Nonoalco-Tlatelolco ao amanhecer. É uma manhã desses dias de temporada de chuvas, brilhante, com vapor surgindo no horizonte. O mar continua furioso sobre a Cidade do México como se estivesse bem perto.
Diretor/a: Jaime Humberto Hermosillo.
Duração:largometraje - 110 min
País producción: México
Classificação: 14 anos

Dia 13/05 - SOB A METRALHADORA – “Bajo lametralla” 1982
Sinopse: Pedro lidera um comando de guerrilha urbana que fracassa ao tentar assassinar um alto funcionário governamental.
Diretor/a: Felipe Cazals
Duração:largometraje - 102 min
País producción:  México
Classificação– 18 anos


Dia 14/05 - O CRIME DO PADRE AMARO “El crimen del Padre Amaro” 2002
Sinopse: Um jovem sacerdote, recém-chegado a província, vê-se envolvido numa corrente de corrupção que o leva, inclusive, a romper seu voto de castidade. Adaptação de um clássico literário do século XIX, cuja posição crítica ante a instituição eclesiástica provocou grande polêmica em sua estréia.
Diretor/a: Carlos Carrera
Duração: 120 min
Pais de produção: México-España-Francia
Classificação: 16 anos

Dia 15/05 -  A MULHER DE BENJAMIM – “La Mujer de Benjamin” 1993
Sinopse: Benjamín (Eduardo López Rojas) é um solteirão que vive com sua irmã Micaela (Malena Doria) em uma pacata cidadezinha. Sua maior diversão é encontrar os amigos para se divertir, como nos seus tempos de criança. Porém, a vida de Benjamín muda quando ele se apaixona por Natividad (Arcelia Ramírez), uma jovem que está querendo fugir da região com seu namorado. Ele decide raptar a moça e fazer com que ela se apaixone por ele.
Diretor/a: Carlos Carrera
Duração: 90 min
País producción:México
Classificação: 16 anos

Dia 17/05 - MINHA VIDA DENTRO – “Mi vida dentro” 2007
Sinopse: Procurando uma vida melhor que não pôde encontrar em sua terra natal Ecatepec, Estado de México, Rosa Estela Olvera Jiménez emigrou de forma ilegal para os Estados Unidos, como milhões de mexicanos o fazem anualmente. Em Austin, Texas,Rosa encontrou trabalho como cuidadora de meninos para famílias americanas e chicanas por igual. Inclusive casou-se e teve uma filha. Ia-se integrando a uma sociedade alheia mas que permitia-lhe viver quase de forma completa, ainda que seguia sendo legalmente uma indocumentada. Tudo ia bem até que Brian, um menino de 18 meses aos seus cuidados, morre ao engolir uma bola de papel asfixiando. Rosa está de novo grávida quando é acusada de assassinar a criança. Começou então um longo caminho para demonstrar sua inocência no meio de um processo judicial marcado pela intolerância, o racismo e a crueldade.
Diretor/a: Lucía Gajá
Duração: 120 min
País producción:México
Classificação: 16 anos

Dia 18/05 - O VIOLINO -  “El violín” 2005
Sinopse: Num ambiente de constante tensão pelo assédio militar, Dom Plutarco e seu filho, camponeses da serra que se apóiam tocando música ao povo, arriscam sua vida para unir-se a uma luta comunitária que os tire de sua terrível situação. De uma estrutura singelas más impactantes como seus atores não profissionais, este filme pelo qual foi reconhecido seu protagonista, Ángel Tavira, no Festival de Cannes 2006. é uma crua reflexão sobre a exigência do respeito aos direitos humanos.
Diretor/a: Francisco Vargas
Duração: 98 min
País producción:México

Classificação: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário