Informações sobre o Cinema Olympia

Facebook : cineolympiaoficial
Twitter : cineolympia

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MOSTRA "O CINEMA DE MAZZAROPI"



NA PROGRAMAÇÃO DO CENTENÁRIO DO CINE OLYMPIA, UMA HOMENAGEM AO COMEDIANTE MAZZAROPI

MOSTRA “O CINEMA DE MAZZAROPI”
Amácio Mazzaropi nasceu em São Paulo, SP, em 09 de abril de 1912. Aos dezesseis anos foge de casa para ser assistente do faquir Ferri. Em 1940, monta o Circo Teatro Mazzaropi e cria a Companhia Teatro de Emergência. Em 1948 vai para a Rádio Tupi, onde estréia o programa Rancho Alegre. Em 1950, inaugura a televisão no Brasil e para lá leva seu programa, com estrondoso sucesso. Abílio Pereira de Almeida, então produtor e diretor da Vera Cruz, procura um tipo diferente e curioso para estrelar uma comédia. Quando vê Mazzaropi na televisão, não tem dúvida e contrata-o para atuar em SAI DA FRENTE (52). O sucesso popular é tanto que Mazzaropi acaba se dedicando praticamente ao cinema. Participa de oito filmes como ator contratado e, em 1958, funda a Pam Filmes, Produções Amacio Mazzaropi. A partir daí, passa a produzir e dirigir seus filmes, sendo sua primeira produção CHOFER DE PRAÇA, em que ele emprega todas as suas economias. Com o filme pronto, falta dinheiro para fazer as cópias. Pega seu carro e sai pelo interior a fora fazendo shows até conseguir arrecadar a quantia necessária. O filme estréia e faz muito sucesso. O pano de fundo de quase todos os seus filmes é sempre uma fazenda, primeiro emprestada e depois a sua própria, chamada Fazenda da Santa, onde monta seus estúdios. Ali atravessa sua mais fértil fase e produz seus melhores filmes como TRISTEZA DO JECA (61) e MEU JAPÃO BRASILEIRO (64). Com o tipo "JECA", o caipira de fala arrastada, tímido, mas cheio de malícia, arrasta multidões aos cinemas. Lança um filme por ano e sempre em 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, e no cine Art-Palácio, que ele adota para lançamento das películas, pois o dono do cinema foi o que mais lhe apoiara no início da carreira de produtor. Fica milionário e paralelamente produz leite também, sendo um dos maiores fornecedores da empresa Leites Paulista. No início dos anos 70 constrói novos estúdios e um hotel, também em Taubaté. Artista nato e empresário com muito tino comercial, é também desconfiado e solitário. Nunca se casa, mas tem um filho adotivo, Péricles, que o ajuda na produção dos filmes. Morre em 13 de junho de 1981, aos 69 anos de idade, vítima de câncer na medula, logo após iniciar sua 332 produção, JECA E A MARIA TROMBA HOMEM. Mazzaropi é sem dúvida o maior comediante do Cinema Brasileiro. Seu nome é sinônimo de sucesso e respeitado por todos, inclusive os críticos, que não gostam de seus filmes, mas se rendem ao seu talento. Construiu um estilo que será sempre imitado mais jamais superado. Como disse Paulo Emílio Salles Gomes, "O melhor dos filmes de Mazzaropi é ele mesmo". (Fonte: "Astros e Estrelas do Cinema Brasileiro", de Antônio Leão da Silva Neto).

Filmes da Mostra:

“SAI DA FRENTE” – De 17 à 19/01/2012
Diretor: Abílio Pereira de Almeida/Elenco: Mazzaropi, Ludy Veloso, Leila Parisi
Ano: 1952/Gênero: Comédia
Sinopse : Ao fazer uma mudança de São Paulo para Santos, dono de um caminhão velho se envolve em contínuas e inúmeras confusões com burocratas, policiais, motoristas de carro e até mesmo uma partner de circo com quem sonha.

“CANDINHO”- De 20 à 22/01/2012
Diretor: Abílio Pereira de Almeida/Elenco: Mazzaropi, Ruth de Souza, Adoniram Barbosa
Ano: 1954/Gênero: Comédia
Sinopse:Um pobre caipira, apaixonado pela irmã de criação, abandona a fazenda do pai adotivo e tenta sobreviver em São Paulo, onde casualmente a encontra em uma boate suspeita. Ao lado de um companheiro de desventuras e de um velho mestre, retorna ao local de origem em busca de um tesouro que sua verdadeira mãe lhe deixara.

“JECA TATU” – De 24 à 26/01/2012
Diretor: Milton Amaral/Elenco: Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Marlene França
Ano: 1959/Genêro : Comédia
Sinopse: Jeca é um roceiro que tem sua propriedade ameaçada pela ganância de um latifundiário.
“PORTUGAL..MINHA SAUDADE” – De 27 à 29/01/2012
Diretor: Mazzaropi/Elenco: Mazzaropi, Pepita Rodrigues, Fausto Rocha Jr.
Ano: 1973/Genêro : Comédia/Drama
Sinopse : Sabino, português de nascimento, radicado no Brasil desde criança, tem um irmão gêmeo residente em Lisboa, que escreve convidando-o a ir a Portugal. Sabino, muito pobre, vive na casa de um filho casado, de favor, mas esconde essa situação do irmão e vai levando sua vidinha em companhia da mulher, vendendo frutas em um carrinho nas ruas de São Paulo.

MOSTRA “O CINEMA DE MAZZAROPI”
Cine Olympia
De 17 à 29/01/2012
Horário : 18:30 h
Entrada Franca
Livre

2 comentários:

  1. Que saudade apertada,deixa qualquer um com lágrimas nos olhos...

    ResponderExcluir
  2. Adorei a exibição de "Transeunte"...gostaria de fazer um pedido, teria como me informarem o ano em que a foto do cine Olympia, utilizada nesta página, foi registrada?Abaixa tá escrito que o cine olympia está funcionando desde 1912, porém, não está especificando o ano da foto. Obrigado pela atenção. Paz profunda camaradas!

    ResponderExcluir