Informações sobre o Cinema Olympia

Facebook : cineolympiaoficial
Twitter : cineolympia

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PROGRAMAÇÃO DE 17 À 23/05/13



PROGRAMAÇÃO DE 17 À 23/05/13
"IV MOSTRA DE CINEMA DA AMAZÔNIA”

PROGRAMA 1 - Dia 17
Abertura: Cine jornais feitos em Belém do Pará pelos cineastas Líbero Luxardo e Milton Mendonça durante as décadas de 50 e 60. Imagens raras de fatos e acontecimentos históricos na Amazônia.
Filme: Ver-o-Peso (PA)
Dir.: Januário Guedes
Duração: 14’30’ mins.
Ano: 1984
Sinopse: O curta-metragem mostra através de um mendigo filósofo o dia-a-dia da maior feira livre da América Latina.
Filme: Mãos de Outubro (PA)
Dir.: Vitor Souza Lima
Duração: 20 min.
Ano: 2010
Sinopse: Outubro de festa. Romeiros, operários, escultores, estilistas, decoradores, guardas da Santa, fogueteiros, promesseiros, tocadores de sinos. Todas as classes, todas as idades. Todas as mãos que constroem a maior manifestação de fé do Brasil.
Filme: Severa Romana (PA)
Dir.: Bio Souza, Sue Pavão e Rael Hélyan
Duração: 15’30’
Ano: 2006
Sinopse: A cidade de Belém/PA é o cenário onde ocorreu a tragédia de Severa Romana, dezenove anos, casada, e prestes a dar a luz. Em 1900, Severa é brutalmente assassinada por cabo Ferreira, tornando-se uma Santa Popular.
Filme: O Número (RO)
Dir.: Beto Bertagna
Duração: 10 min.
Ano: 2004
Sinopse: Em "O Número" um homem narra a trajetória de sua vida. Ao longo dos anos, seu nome vai constantemente mudando e, com isso, também vão mudando as circunstâncias de sua vida.. O filme é baseado em um conto homônimo de Alberto Lins Caldas e tem, como protagonista, o genial Othon Bastos.
Filme: Juliana Contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João Batista (PA)
Dir.: Roger Elarrat
Duração: 21’30’ mins.
Ano: 2012
Sinopse: João Batista é um homem frio, lacônico, não consegue demonstrar seus sentimentos pela fotógrafa Juliana. Agora, ele acredita que perdeu sua alma e por isso está morrendo. Assim, o casal parte em uma jornada em busca dessas respostas. Para Juliana esta pode ser a única chance de reconciliação, enquanto que para ele a jornada será a última oportunidade de confronto com o Diabo.
Filme: Muragens (PA)
Dir.: Andrei Miralha
Duração: 12 mins.
Ano: 2008
Sinopse: Interferência ficcional num recorte urbano real, o entorno do muro dos fundos do cemitério da Soledade em Belém do Pará. O filme apresenta situações diversas, pequenas narrativas, crônicas – nas quais o devaneio, o non sense e o caráter fictício da animação marcam a contação das estórias.

PROGRAMA 2 - Dia 18
Abertura: Cine jornais feitos em Belém do Pará pelos cineastas Líbero Luxardo e Milton Mendonça durante as décadas de 50 e 60. Imagens raras de fatos e acontecimentos históricos na Amazônia.
Filme: Chama Verequete (PA)
Dir.: Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira
Duração: 18 min.
Ano: 2002
Sinopse: Documentário poético sobre o maior dos mestres do carimbó, ritmo afro-indígena da Amazônia brasileira. Mestre Verequete, cujo nome artístico foi emprestado por um dos maiores voduns (deuses) do Tambor de Mina (religião sincrética afro-cabocla-amazônida) é um artista de fina sensibilidade e alta criatividade. Negro, quase centenário, analfabeto, é um dos maiores poetas da região, retirando do cotidiano dos ribeirinhos e do povo pobre das cidades a maioria dos seus temas. O filme conta, através de recriações ficcionais, a luta do carimbó contra o preconceito e a discriminação, até triunfar através do reconhecimento público de sua condição de ritmo raiz do Estado do Pará.
Filme: Chuvas e Trovoadas (PA)
Dir.: Flávia Alfinito
Duração: 14 min.
Ano: 1994
Sinopse: Quatro meninas têm aulas de costura nas tardes modorrentas que se arrastam nos trópicos da “belle époque” na Amazônia. Baseado em conto homônimo de Maria Lúcia Medeiros.
Filme: Origem dos Nomes (PA)
Dir.: Marta Nassar
Duração: 15 min.
Ano: 2005
Sinopse: “O filme narra o mito dos Kayapó-Xikrin que explica a origem de um dos rituais de iniciação, “a festa de nominação”. Ao final, o filme mostra os índios Xikrin em diversos aspectos da pintura corporal e da ornamentação do corpo utilizada exclusivamente para o ritual de nominação. E depois, mostra a própria festa da nominação.
Filme: Awara Nana Putane (AC)
Dir.: Sérgio de Carvalho
Duração: 21’30’
Ano: 2012
Sinopse: Animação que conta o mito de origem do uso da ayahuasca e da cultura yawanawa, povo indígena do tronco Pano que vive na floresta amazônica. O filme foi realizado por meio de oficinas de desenho e de contação de histórias na aldeia Nova Esperança. Os diálogos e músicas, em idioma yawanawa, foram gravados na própria comunidade, no meio da floresta. 
Filme: Matinta (PA)
Dir.: Fernando Segtowich
Duração: 20 min.
Ano: 2009
Sinopse: Quem é do mato tem que ter muito cuidado com o encantado, quem quer ter paz na vida não se mete com a Matinta. Mesmo na morte, a bicha é traiçoeira, se responder o chamado dela, não tem reza que dê jeito, tá com fardo de virar Matinta. 

PROGRAMA 3 - Dia 19
Abertura: Cine jornais feitos em Belém do Pará pelos cineastas Líbero Luxardo e Milton Mendonça durante as décadas de 50 e 60. Imagens raras de fatos e acontecimentos históricos na Amazônia.
Filme: Será Que Ela Vem? (AM)
Dir.: Alexandro Castro
Duração: 1 min.
Ano: 2003
Sinopse: Vídeo-minuto de animação sobre a esperança de um encontro num banco de praça.
Filme: Amazônia, Você ainda vai estar lá (AC)
Dir.: Alexandre N. Almeida
Duração: 13 min.
Ano: 2010
Sinopse: Durante um Exercício de Defesa da Amazônia, dois soldados do Exército Brasileiro refletem: será que vale a pena defendê-la? 
Filme: Visagem (PA)
Dir.: Roger Elarrat
Duração: 11 min.
Ano: 2006
Sinopse: Dois jovens entram clandestinamente em um antigo cemitério no centro da cidade para fazer uma aposta. Quem teria coragem de acender uma vela bem no centro do cemitério da Soledade ao soar da meia-noite? Mas na medida em que a madrugada avança, eles se deparam cada vez mais com situações fantásticas e assustadoramente surreais dentro do cemitério. 
Filme: Verônica Não Deita (PA)
Dir.: Cezar Moraes
Duração: 8 mins.
Ano: 2010
Sinopse: Verônica é um homossexual que sofre preconceito e torna-se vítima dele. Porém...Verônica não deita!
Filme: O Último Lamento (RR)
Dir.: Alex Pizano
Duração: 9 mins.
Ano: 2012
Sinopse: Ex-integrante de uma rede mafiosa, prestes a ser executado, reflete sobre sua vida e as escolhas que moldaram toda a sua trajetória até o dramático momento em que ele se encontra.
Filme: Dias (PA)
Dir.: Fernando Segtowick
Duração: 10 mins.
Ano: 2000
Sinopse: Dias acompanha um dia na vida de três pessoas que estão próximas, mas não se conhece. Encontram-se na vida, mas não se ajudam, até um acidente as colocarem lado a lado.
Filme: Filhas da Chiquita (PA)
Dir.: Priscila Brasil
Duração: 52 min.
Ano: 2006
Sinopse: Desde 1977 a Festa da Chiquita, o mais tradicional encontro gay da Amazônia que, contra tudo e contra todos, ocorre no mesmo dia, na mesma hora e no mesmo local da procissão do Círio de Nazaré. São dois milhões de católicos fervorosos de um lado e algumas dezenas de milhares de homossexuais do outro. 

PROGRAMA 4 - Dia 21
Abertura: Cine jornais feitos em Belém do Pará pelos cineastas Líbero Luxardo e Milton Mendonça durante as décadas de 50 e 60. Imagens raras de fatos e acontecimentos históricos na Amazônia.
Filme: Do Rio ao Aço (PA)
Dir.: Alexandra Duarte e Deyze dos Anjos
Duração: 4’30’ mins.
Ano: 2011
Sinopse: Um panorama visual da cidade de Marabá em plena transformação no século XXI.
Filme: As Mãos da Mãe do Barro (AP)
Dir.: Gavin Andrews
Duração: 15 mins.
Ano: 2005
Sinopse: Documentário sobre mulheres louçeiras e trabalhadoras do barro descendentes de um antigo quilombo na comunidade do Maruanum, no interior do Amapá.
Filme: Mestres dos Nossos Saberes (RR)
Dir.: Cláudio Lavôr e Mårcio Sergino
Duração: 9 mins.
Ano: 2011
Sinopse: Documentário sobre três personagens folclóricos de Boa Vista que trazem na memória conhecimentos e tradições populares de seus antepassados. 
Filme: Boi Tinga (PA)
Dir.: Marbo Mendonça
Duração: 17’40’ min.
Ano: 2001
Sinopse: Documentário sobre a tradicional e centenária brincadeira do Boi de Máscara de São Caetano de Odivelas, no estado do Pará.
Filme: Rituais e Festas de Quilombos – Banguê (PA)
Dir.: Eduardo Souza
Duração: 18 min.
Ano: 2010
Sinopse: Documentário sobre uma comunidade de remanescentes de escravos africanos na Amazônia que ainda mantém, por mais de duzentos anos, a tradição do Bangüê, estilo musical que representa a fusão das culturas negra e cabocla, e que atualmente está praticamente em extinção, sendo a comunidade apresentada no filme a última representante desta arte.
Filme: Nas Trilhas de Makunaima (RR)
Dir.: Thiago Briglia
Duração: 52 mins.
Ano: 2007
Sinopse: O documentário conta a história do maior mito indígena do Estado de Roraima, extremo norte do país, e sua relação com uma montanha sagrada. A partir de narrativas de índios Ingarikó, Taurepang e Macuxi, o filme mostra as diversas faces de Makunaima – um ancestral guerreiro dos índios de origem ‘Karib’, concebido por algumas etnias como um deus da natureza.

PROGRAMA 5 - Dia 22
Abertura: Cine jornais feitos em Belém do Pará pelos cineastas Líbero Luxardo e Milton Mendonça durante as décadas de 50 e 60. Imagens raras de fatos e acontecimentos históricos na Amazônia.
Filme: Belém do Pará (PA)
Dir.: Libero Luxardo
Duração: 11 mins.
Ano: 1966
Sinopse: Realizado em comemoração aos 350 anos de Belém com cenas do Círio de Nazaré, da fundação da Universidade Federal do Pará, do próprio Líbero Luxardo divulgando junto com Lenira Guimarães seu filme “Marajó: Barreira do Mar”, entre outras imagens históricas de Belém.
Filme: Memória Fotográfica (AP)
Dir.: Mary Paes
Duração: 23 min.
Ano: 2011
Sinopse: Documentário que busca contextualizar a história da fotografia em Macapá, através do olhar de seus entrevistados. Esse olhar passeia, ora de forma objetiva sobre os referentes, ora vagueia pelos subjetivismo dos signos. Esforça-se, entre outros objetivos, em reconhecer e valorizar aqueles que contribuíram com seus registros fotográficos para a preservação da história desta cidade.
Filme: Identidade Cultural (RO)
Dir.: Tânia Maria de Fátima
Duração: 1 min.
Ano: 2005
Sinopse: Vídeo-minuto sobre referências do patrimônio histórico e arquitetônico de Porto Velho.
Filme: O Saber que a Gente Sabe (AM)
Dir.: Andrea Borghi, Homero Flávio, e Cristiane Derani
Duração: 28 min.
Ano: 2006
Sinopse: Diálogos entre conhecimentos tradicionais e científicos na Amazônia. O filme se estrutura em temáticas sob o viés do direito e de sua complexidade na Amazônia, com a aproximação e a ampliação entre cultura e natureza.
Filme: Chupa Chupa (PA)
Dir.: Roger Elarrat
Duração: 52 mins.
Ano: 2007
Sinopse: Chupa-chupa é a expressão atribuída, pelos moradores da ilha de Colares, no Pará, a Objetos Voadores Não Identificados, em 1977, teriam feito aparições nos céus da cidade e até sugado o sangue de alguns colonos. O episódio chamou a atenção do poder público e das autoridades militares, que teriam montado a maior operação militar em torno de um evento ufológico que se tem notícia no Brasil. Este documentário reconta a história 30 anos depois, através do olhar e do imaginário dos colarenses, como a obra de Mestre Pacau, pescador e compositor de carimbó sobre o Chupa-chupa.

PROGRAMA 6 - Dia 23
Abertura: Cine jornais feitos em Belém do Pará pelos cineastas Líbero Luxardo e Milton Mendonça durante as décadas de 50 e 60. Imagens raras de fatos e acontecimentos históricos na Amazônia.
Filme: A Arte da Fé (PA)
Dir.: Michelly Murchio
Duração: 9 mins.
Ano: 2009
Sinopse: Uma antropologia visual dos objetos de fé do Círio de Nazaré.
Filme: Rota da Ilusão (AM)
Dir.: Dheik Praia
Duração: 17 mins.
Ano: 2012
Sinopse: Núbia, uma jovem do interior Paraense, sai de sua cidade natal para trabalhar em Manaus. Durante o percurso ela percebe que seus planos são ingênuos e decide mudar, a rota agora é a do garimpo na Guiana Francesa. O destino lhe prega uma peça e ela se vê sem opções. O único elo com seu passado é seu filho, motivo pelo qual ela decide se livrar de todas as amarras do presente.
Filme: Pássaros Andarilhos e Bois Voadores (PA)
Dir.: Luís Arnaldo Campos
Duração: 25 mins
Ano: 2011
Sinopse: Uma fada e uma feiticeira do Cordão de Pássaro Quero-Quero disputam o tripa do Boi Flor de Lis com sortilégios amorosos. Com delicadeza e malícia a trama se desenvolve até um final inesperado. Um mergulho no universo dos Bumbás e Cordões de Pássaro da Belém de tempos imemoriais. Festa, magia e encantamento.
Filme: Açaí com Jabá (PA)
Dir.: Alan Rodrigues, Marcus Daibes e Walério Duarte
Duração: 12 min.
Ano: 2002
Sinopse: Uma comédia de costume, onde mostra um estrangeiro sendo apresentado ao açaí (comida típica paraense). A linguagem do filme é interessante, pois faz uma brincadeira com os antigƒos faroestes tornando-se o primeiro “western amazônico”.
Filme: Brega S/A (PA)
Dir.: Vladimir Cunha e Gustavo Godinho
Duração: 60 min.
Ano: 2009
Sinopse: O filme fala sobre a cena tecnobrega de Belém do Pará. Feito por artistas pobres, gravado em estúdios de fundo de quintal e com relações profundas com a pirataria e a informalidade, o tecnobrega é a trilha sonora da periferia da cidade, uma espécie de adaptação digital da música romântica dos anos 70 e 80. Podemos ver no documentário a relação entre o tecnobrega e a popularização da tecnologia a partir do final da década de 90, bem como a maneira como esse estilo musical se associou à pirataria para criar uma rede de distribuição alternativa ao modo proposto pelas grandes gravadoras. Entre os principais personagens estão o MC de tecnobrega Marcos Maderito, o “Garoto Alucinado”; DJ Maluquinho, uma espécie de Iggy Pop brega da periferia de Belém; e os DJ’s Dinho, Ellyson e Juninho, ídolos das aparelhagens, enormes sistemas de som que realizam festas itinerantes pelos bairros mais pobres da cidade.
Sessão às 18:30 h
Entrada Franca



SESSÃO CINEMATECA 
PROJETO "CINEMA E CLÁSSICOS DO ROCK"
DOMINGO DIA 19/05/13 - 16 H - ENTRADA FRANCA
"IMAGINE : JOHN LENNON"
Sinopse : Essa biografia, feita a base de aproximadamente 240 horas de filmes e videotapes caseiros de Lennon e sua vida, é transformada em uma fascinante história de um dos mais complexos e fascinantes homens da era moderna da música. Inclui algumas cenas polêmicas, perspicazes e algumas até então nunca antes vistas pelo publico.
*Antes da exibição, homenagem à Lennon com execução de músicas de sua carreira solo por músicos convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário